top of page

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!

  • Vítor Bitencourt
  • 5 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

195 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O 7 de Setembro para nós brasileiros representa uma conquista que em seus 500 anos de Brasil, lutamos por um país de liberdade. Em 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro I proclama na volta do Rio Ipiranga (São Paulo) a independência do Brasil, e agora as terras que eram colônias de Portugal se tornaram o Império do Brasil - onde o seu texto ficou conhecido na história brasileira. "- Pelo meu sangue, pela minha honra e pelo meu Deus! Juro promover a Independência do Brasil!"

Montado em um cavalo gritou ao puxar a sua espada "- Independência, ou morte!!!" e rodeado de soldados de sua cavalaria, o zumbido era esse.


- Ora, Portugal só queria explorar a colônia brasileira, quando a principal mão de obra do período colonial foi a mão de obra escrava. Eram os escravos vindos da África nos navios negreiros ou seus descendentes quem trabalhavam para produzir riquezas, produzindo açúcar, criando gado, extraindo ouro e outras atividades. Era um grande produtor de Açúcar e café, e era escravizado pelos portugueses que só exploravam os recursos que aqui tinha. Mas essa proclamação mexeu com Portugal, que na época não aceitou a iniciativa do príncipe regente (D.Pedro I), e que mais tarde iremos tratar aqui caro leitor - Mas esse foi o estopim para a Proclamação do Império do Brasil. Por aí a história se seguiu.


Parabéns Brasil pelos seus 195 anos de independência!


Indicações culturais: Filme "Independência ou Morte" -1972. Se passa na época do Brasil colônia entre 1821/1822 e retrata o processo de proclamação da independência com duração de 01:47 min. Elenco Tarcísio Meira, Labanca, Emiliano Queiroz.

Comentarios


Sobre o Jornal
Participe

Entre em contato através do E-mail e ou Facebook e participe.
Alunos de todos os cursos podem ajudar.

Acompanhe o Jornal
  • Facebook
  • Google+
  • E-mail

Contatos

Vítor Bitencourt (Aluno de história)

 51 9 8014-1703

Jéssica Marques (Aluna de Jornalismo)

51 9 9137-3336

0800 702 0500
Segunda a sábado, das 8h às 20h
bottom of page