top of page

CONHEÇA O MITO DA "CAVERNA DE PLATÃO

  • Vítor Bitencourt
  • 4 de set. de 2017
  • 1 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar no mito da "caverna de Platão" escrita pelo filósofo grego que viveu por volta do século V e IV a.c. Também conhecido como "Alegoria da Caverna", publicado no seu livro "A República" onde o autor narra a vida de prisioneiros que nasceram e vivem em uma caverna, presos em correntes e passam todo tempo olhando para a parede do fundo, que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nas paredes da caverna são projetadas imagens das sombras de estátuas representadas por plantas, animais e objetos e mostrando cenas do dia-a-dia. Esses cativos ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações e tudo que eles veem são aquela versão do mundo, do sentido da vida.

Platão nos pede para imaginarmos agora como seria quando um desses cativos se solta. Entraria ele em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando sombras de estátuas.

O que Platão quer nos dizer com isso? "Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna" - E tem muita gente presa na caverna por aí né gente!!!


Fonte: Livro traduzido e adaptado "A República" Autor: Platão

Comments


Sobre o Jornal
Participe

Entre em contato através do E-mail e ou Facebook e participe.
Alunos de todos os cursos podem ajudar.

Acompanhe o Jornal
  • Facebook
  • Google+
  • E-mail

Contatos

Vítor Bitencourt (Aluno de história)

 51 9 8014-1703

Jéssica Marques (Aluna de Jornalismo)

51 9 9137-3336

0800 702 0500
Segunda a sábado, das 8h às 20h
bottom of page